Anexar um arquivo ou outro item a uma mensagem no Gmail

Aprenda como adicionar ou remover anexos em uma mensagem que você está escrevendo no Gmail.

Saiba também qual é o limite de tamanho do anexo para que não tenha dificuldades na hora de enviar o seu e-mail.

Muitas vezes, além de escrevermos um texto repleto de informações, desejamos acrescentar à mensagem um arquivo ou uma foto e enviar tudo em um único e-mail, esse é o famoso “segue em anexo“.

No entanto, precisamos saber como enviar um arquivo em anexo corretamente, para que possamos enviar o e-mail sem encontrar nenhum obstáculo. Além de saber como adicionar anexos, deve-se conhecer o limite de tamanho desse arquivo.

Essas informações poderão nos ajudar a economizar tempo, agilizando o processo de envio, além de evitar a frustração de preparar um e-mail e acabar não conseguindo enviá-lo.

Como o nosso site é completo, e procura auxiliá-lo em cada etapa no que diz respeito a e-mails, desde a como fazer um email a como organizá-lo, não poderíamos deixar de ensiná-lo como anexar um arquivo ou outro item a uma mensagem no Gmail.

Para adicionar um arquivo à mensagem que você está escrevendo, siga atentamente as etapas a seguir:

Passo 1. Aperte o botão escrever

Após fazer o login em sua conta no Gmail, pressione o botão vermelho “Escrever” , para abrir a janela de escrita.

Passo 2. Clique no ícone do clipe de papel

Assim que a janela de composição tiver aparecido na tela, clique no ícone do clipe de papel  localizado na parte inferior da janela.

o ícone de papel representa a função de anexar arquivos:3. Selecione o arquivo que deseja anexar

Observe que logo após você pressionar o ícone de clipe surgirá uma caixa de diálogo.

Procure em seus arquivos e selecione o arquivo que você deseja anexar.

Em seguida, aperte o botão “abrir”, como demonstra a imagem acima.

4. É possível anexar vários arquivos?

Também é possível anexar vários arquivos ao mesmo tempo. Para isso, você terá apenas que pressionar a tecla Ctrl (PC) ou (Mac) ao selecionar seus arquivos. Infelizmente, não é possível usar o Internet Explorer 9 para selecionar vários arquivos de uma vez.

Após pressionar a tecla Ctrl, clique nos arquivos que deseja anexar ao e-mail.

💡Dica: “Solte os arquivos aqui” – Você terá apenas que arrastar e soltar o arquivo ou outro item que deseja anexar no espaço em branco na janela de escrita, demarcado por linhas tracejadas. Depois de arrastar e soltar as imagens, você poderá adicionar as imagens em linha à mensagem ou como anexos. Geralmente, ao executar esse método, a foto ou imagem seleciona irá atuar como a uma”imagem embutida” no corpo do texto da mensagem.

5. Como eu faço para remover anexos?

O Gmail também lhe oferece a possibilidade de remover os anexos durante o carregamento ou após o envio dos arquivos.

O processo é muito simples, basta clicar no x à direita do nome do arquivo, na parte inferior da mensagem. A imagem acima ilustra perfeitamente.

6. Qual é o limite de tamanho do anexo?

O gmail lhe oferece a possibilidade de enviar mensagens de até 25 megabytes (MB).

No entanto, também é possível inserir anexos maiores através de outro serviço gratuito oferecido pelo Google, o Google Drive.

O ícone do Google Drive    encontra-se ao lado direito do ícone de clipe de papel, o ícone de “anexar”.

É importante ressaltar que talvez você não consiga enviar anexos maiores a contatos que usam outros serviços com limites de anexos menores.

Convide seus contatos para adquirir uma conta no Gmail. Isso facilitará a vida de todos, pois o Gmail é considerado atualmente o melhor serviço de e-mail grátis da web, superando, inclusive, e-mails pagos!

E ainda tem mais um detalhe, como medida de segurança para prevenir possíveis vírus, o Gmail não permite que você envie ou receba arquivos executáveis, como os terminados em .exe.

Veja também!

Leave a Reply